O que desenvolver na sua carreira em 2026 (sem tentar abraçar o mundo)
- Gisele Vidal
- há 5 dias
- 3 min de leitura

Janeiro chegou e as listas de resoluções de Ano Novo estão por toda parte. Ao planejar sua carreira em 2026, você provavelmente se pergunta: "Quais habilidades devo priorizar? IA generativa? Liderança? Ou foco no equilíbrio emocional para ter paz?"
É normal se sentir sobrecarregado. O mercado parece exigir tudo ao mesmo tempo, mas ninguém avisa que desenvolver competências, sejam técnicas ou comportamentais leva meses, não dias. Por isso, priorizar não é apenas uma escolha, é uma estratégia de sobrevivência.
Por que é tão difícil escolher o foco de desenvolvimento da sua carreira em 2026?
A pressão vem de todos os lados:
Tendências de mercado: a necessidade de unir skills humanas e digitais (como a IA).
Expectativas pessoais: o desejo, por exemplo, de crescer e ser promovido sem sacrificar a saúde mental.
Feedback corporativo: as lacunas apontadas na sua última avaliação de desempenho.
Muitos profissionais acumulam uma lista infinita de "pontos a melhorar" e acabam paralisados. Ou, pior, tentam fazer tudo de uma vez.
Veja o exemplo da Ana* (nome criado para preservar a identidade), uma cliente que me procurou há algum tempo muito estressada. Ela tentava conciliar um curso de cibersegurança, um MBA em liderança, aulas de inglês, conteúdos de inteligência emocional e comunicação. Tudo isso enquanto cuidava da mãe doente, de dois filhos pequenos, e tentava mudar drasticamente a dieta e a rotina de academia.
Resultado? Frustração e progresso zero. Ela não considerou seu momento de vida nem fez uma estimativa realista do que era possível carregar.
Critérios tangíveis para priorizar sua carreira em 2026
Priorizar não é apenas fazer o que é importante. É escolher, entre dez coisas essenciais, aquela que você realmente tem fôlego para realizar agora.
Para decidir, que tal utilizar alguns filtros?
1. Primeiro, faça seu diagnóstico de "Gaps"
Tente mesclar o que você precisa para o hoje com o que deseja para o amanhã:
Habilidades de Sobrevivência: O que você precisa aprender agora para parar de cometer erros, entregar com mais agilidade ou garantir sua permanência no emprego atual?
Habilidades de Crescimento: O que falta para você chegar ao próximo nível (de Pleno para Sênior, ou para um cargo de gestão)? Ou que te tornaria um especialista referência?
2. Considere o modelo do profissional em "T"
Este conceito ajuda a entender se você deve focar em profundidade ou amplitude.

Dica: Se você já é tecnicamente brilhante (vertical), sua prioridade talvez seja a barra horizontal (soft skills, visão de negócio). Se você é muito generalista, foque em aprofundar uma técnica específica.
Uma ferramenta prática: matriz de impacto vs. esforço
Pegue sua lista de habilidades , conhecimentos e mudanças de comportamento desejados para sua carreira em 2026 e classifique-as:
Alto Impacto / Baixo Esforço (Quick Wins): Prioridade total. São ajustes finos que trazem resultados imediatos.
Alto Impacto / Alto Esforço (Mudanças Estratégicas): Exigem planejamento robusto e espaço na agenda e talvez formações. Escolha poucos itens nesta categoria para incluir no seu planejamento de 2026, executar com qualidade e não se sobrecarregar.
Baixo Impacto / Baixo Esforço (Distrações): Cursos que você faz "por fazer", mas que não movem o ponteiro agora. Evite-os.
O desenvolvimento pode ser leve e efetivo
Lembre-se: nem sempre você precisa de um novo curso ou certificado para evoluir. Muitas vezes, o desenvolvimento acontece na prática, mudando processos ou buscando mentoria.
💡 Vou deixar aqui dois artigos extras para te ajudar: como evoluir na carreira sem fazer mais um curso e desenvolvimento de soft skills de um jeito leve e eficaz.
Este artigo ajudou você a clarear as ideias para sua carreira em 2026? Não deixe de curtir e compartilhar. Assim, eu sei que esse conteúdo é relevante para você e continuo produzindo mais materiais como este.
E se você sente que este é o momento de contar com uma ajuda especializada para
tirar seu planejamento do papel, convido você a conhecer meus programas de acompanhamento individual: PDI do Papel à Prática e Liderança Consciente.




Comentários