
EM PAZ COM O TRABALHO: AS TRÊS CORDAS QUE PRECISAMOS AFINAR
Estar em paz e engajado com o trabalho significa estar conectado emocionalmente e positivamente com esta área da vida, sentir satisfação com o que faz na maior parte do tempo, entregar bons resultados, perceber que você está evoluindo, criar e manter relacionamentos saudáveis mesmo que vez ou outra haja algum tipo de conflito.
Porém, nem sempre é assim que as coisas funcionam ...
A Gallup publica todos os anos um relatório sobre como anda o engajamento com o trabalho. Na versão de 2023, na amostragem global, 77% das pessoas estão desengajadas e desmotivadas com o trabalho.
Você atualmente também faz parte desse grupo ou conhece pessoas que se sentem assim?
Acompanhando vários profissionais e estudando sobre o assunto, tenho notado que há três grandes áreas de tensão que precisamos ficar mais atentos se queremos ficar mais em paz com o trabalho corporativo.
Lidar com essas tensões é como a arte de afinar um instrumento.
Assim como o músico antes de tocar ajusta as cordas para mais harmonia, muitas vezes precisamos ajustar a forma como navegamos e resolvemos as nossas questões com nossa empresa, com a gente mesmo e com o que acontece no mundo.
Vamos olhar algumas das tensões mais comuns que muitas vezes precisam ser afinadas e olhadas?
Estar em paz e engajado com o trabalho significa estar conectado emocionalmente e positivamente com esta área da vida, sentir satisfação com o que faz na maior parte do tempo, entregar bons resultados, perceber que você está evoluindo, criar e manter relacionamentos saudáveis mesmo que vez ou outra haja algum tipo de conflito. Porém, nem sempre é assim que as coisas funcionam ... A Gallup publica todos os anos um relatório sobre como anda o engajamento com o trabalho. Na versão de 2023, na amostragem global, 77% das pessoas estão desengajadas e desmotivadas com o trabalho. Você atualmente também faz parte desse grupo ou conhece pessoas que se sentem assim? Acompanhando vários profissionais e estudando sobre o assunto, tenho notado que há três grandes áreas de tensão que precisamos ficar mais atentos se queremos ficar mais em paz com o trabalho corporativo. Lidar com essas tensões é como a arte de afinar um instrumento. Assim como o músico antes de tocar ajusta as cordas para mais harmonia, muitas vezes precisamos ajustar a forma como navegamos e resolvemos as nossas questões com nossa empresa, com a gente mesmo e com o que acontece no mundo. Vamos olhar algumas das tensões mais comuns que muitas vezes precisam ser afinadas e olhadas?
TENSÕES ENTRE VOCÊ E SUA EMPRESA
As tensões mais comuns nesta área são relativas a: divergências em compensações e benefícios, ruídos de comunicação ou falta de comunicação, não cumprimento de expectativas (de ambos os lados), incompatibilidade com cultura/valores pessoais, atritos por estilos de gestão, relacionamentos profissionais pouco saudáveis, oportunidades de desenvolvimento limitadas, metas irrealistas ou responsabilidades que você não está preparado ou não aprendeu ainda a lidar.
Mesmo que nem tudo depende somente de você, compreender melhor seu ambiente de trabalho, a cultura da sua empresa, a forma como você se relaciona com outros profissionais, a maneira que você lida com a política no trabalho e com suas atividades do dia a dia tem uma grande influência em como você pode se sentir e atuar de forma mais efetiva na hora de trabalhar.
TENSÕES DE VOCÊ COM VOCÊ MESMO
Muitas vezes somos nós mesmos nossos inimigos, não dando atenção ou investigando o que realmente importa na nossa vida, deixando de priorizar outros aspectos além do trabalho, não investindo em autoconhecimento, entrando em um modelo de piloto-automático e deixando de conciliar o trabalho com nossos objetivos mais profundos.
Também nos vemos ora ou outra com questões internas que precisamos lidar, sejam elas expectativas (que as vezes são irrealistas), medo de fracassar, perfeccionismo, procrastinação ou dificuldades de lidar com frustrações ou outras emoções por exemplo.
Por isso, quais recursos internos você já tem e o que você precisa mudar ou aprender para mais afinação e harmonia com o trabalho?
TENSÕES DE VOCÊ COM O MUNDO
O mundo vem mudando cada vez mais rápido e dentro do possível e do que está no nosso alcance é importante desenvolver estratégias para lidar com questões e preocupações relativas a essas mudanças.
Algumas preocupações que podem ser comuns: lidar com o medo de ficar desempregado, continuar sendo “empregável” mesmo com a IA ou novas tecnologias, lidar com todos os excessos atuais - muitas mudanças, muitas informações, numerosas possibilidades, dificuldade de decidir e se manter sempre atualizado aprendendo algo.
Por isso, entender o contexto de mundo atual e quais tensões você tem com o que acontece ou poderá acontecer , pode ajudar no desenho de estratégias que estão sob seu controle atuar.
ASSINE A NOSSA
NEWSLETTER
Reflexões sobre como ter paz (de novo) com o seu trabalho