top of page

Categoria:

Relacionamentos profissionais: nem só de resultados ou diplomas uma carreira se sustenta

Mais posts

titulo do post

titulo do post

titulo do post

Mais posts

titulo do post

titulo do post

titulo do post

ASSINE A NOSSA

NEWSLETTER

Reflexões sobre como ter paz (de novo) com o seu trabalho

Em Paz com o seu trabalho

  • Instagram
  • LinkedIn
  • Whatsapp
  • Foto do escritor: Gisele Vidal
    Gisele Vidal
  • 26 de abr. de 2024
  • 3 min de leitura


Eu me lembro  da frase que ouvi da minha primeira gestora, no meu primeiro trabalho, na minha primeira semana: 


“As atividades aqui são bem tranquilas, rapidamente você já vai conseguir executá-las com perfeição. Agora a parte de se relacionar e lidar com as pessoas no trabalho, essa é sempre a mais complicada de qualquer profissão.”

Depois de um tempo trabalhando essa frase fez bastante sentido para mim. 


Mesmo que você tenha um título de senior, muito conhecimento técnico e entregas excelentes, nem sempre sua opinião será levada em consideração ou você será considerado para uma promoção se não tiver desenvolvido bons relacionamentos.


Aliado a isso, quem nunca se deparou com algum problema de relacionamento na hora de trabalhar?  Às vezes com o próprio gestor, com algum colega de trabalho ou até com algum tipo de cliente. 


Relacionamentos ruins no trabalho podem fazer com que  você não só pense em pedir demissão ou até pense em mudar de área ou profissão. 

A falta de gerenciamento dos seus  relacionamentos pode fazer você perder boas oportunidades também.


Bons relacionamentos profissionais contam pontos em uma promoção, na avaliação de desempenho ou na sua saúde mental.



Entregar bons resultados e ser comprometido com suas atividades não saiu de moda, por isso competência e performance em fazer algo é importante e continua sendo valorizado. 


Porém, não podemos menosprezar que as relações profissionais têm uma influência  em como o outro enxerga o nosso trabalho. 


Quer alguns exemplos?


Conhecer as pessoas certas e ser conhecido por elas, pode aumentar suas chances de seu trabalho ser visto e de ter mais oportunidades. 


Colaborar em projetos ou iniciativas com colegas podem gerar relações positivas e você pode ser recomendado para assumir um novo projeto ou função. 

Relações interpessoais positivas geram reputação e confiança e espaço para diálogos mais honestos e assertivos. 


Você não precisa se dar bem com todo mundo, mas ter uma rede de apoio onde possa compartilhar, pedir ajuda e ser ouvido aumenta muito sua saúde mental. 


O ponto é que se você só ficar preocupado com os resultados e qualidade do que entrega e não com os seus relacionamentos,  você pode experimentar oportunidades limitadas de crescimento, isolamento social, falta de suporte das pessoas ao seu redor e uma pior saúde mental.


Cuidar dos seus relacionamentos profissionais e aprender a gerenciá-los é algo que pode ser aprendido.




Mesmo que você seja da turma dos mais introvertidos como eu, ou até tenha uma personalidade mais prática, voltada aos resultados e sem muita paciência para se relacionar com os outros, ainda assim você pode aprender a cuidar mais dos seus relacionamentos respeitando sua maneira de ser.

 

E o que eu posso fazer?


Mapear sua rede de relacionamentos e ter um plano de ação:


De forma intencional, identificar: quem são seus parceiros estratégicos, pessoas que você precisa se aproximar mais, ou quais são aquelas pessoas  que você precisará desenvolver ações para lidar com aspectos problemáticos da relação?


Pense também se você precisa expandir sua rede de relacionamentos ou desenvolver formas de manter seus contatos atuais ativos.


Relacionamentos profissionais são diferentes de relacionamentos pessoais e aí que muita gente confunde as coisas, têm expectativas irrealistas de como deve ser ou não sabe como agir.


Aqui eu fiz um quadro com as principais diferenças entre um relacionamento pessoal versus um relacionamento profissional para você  avaliar.


Obviamente existem relacionamentos que se misturam e nem sempre tudo é tão preto no branco assim.


O mais importante é refletir de forma consciente sobre como você se relaciona, escolhendo como vai agir em cada caso, quais são os limites e função deste relacionamento na sua vida e carreira. 



Esse artigo te ajudou a repensar sobre seus relacionamentos profissionais? 


Não deixe de curtir, comentar ou de enviar para alguém que precisa ler isso.


Gostaria de um acompanhamento mais individual para lidar com seu ambiente de trabalho e buscar um atendimento com calma, mas sem perder tempo e com ferramentas objetivas?


Aqui você pode agendar um horário para entender mais sobre como podemos trabalhar juntos neste momento. 

Comments


Mais posts

titulo do post

titulo do post

titulo do post

Leitura:

3 min

Publicação:

26 de abr. de 2024

0

19

bottom of page